A Bíblia é suficiente e a fonte inesgotável de vida para a nossa alma (Salmos 119:105), mas certamente podemos aprender e sermos transformados à medida que lemos o que homens de Deus escreveram e viveram ao longo da história.

Já fizemos um lista dos melhores livros cristãos de todos os tempos, agora preparamos uma lista especial dos melhores livros cristãos para o público jovem. Confira!

Melhores livros para Jovens Cristãos

Conectados Com Deus – Max Lucado

melhor ficção para jovens cristãos

Livro em formato de devocional onde Max Lucado oferece 365 meditações diárias para adolescentes.

A vida é difícil, e os adolescentes de hoje em dia precisam de um pouco de orientação e reafirmação de que Deus está com eles em todos os momentos. Em Conectados com Deus, Max Lucado, oferece aos jovens uma maneira de conectarem-se diariamente com Deus. Os devocionais diários contidos nesta obra cobrem temas como fé e obediência, e oferecem conselhos sobre temas com os quais todo adolescente batalha como: pureza, bullying, álcool, uso de drogas e batalhas com a autoestima.

Cada dia inclui um devocional curto e um texto bíblico que acompanha, assim como uma dica de aplicação prática que promete inspirar e desafiar jovens e adolescentes a confiar nos planos de Deus para suas vidas. Conectados com Deus ajuda adolescentes a escaparem das distrações do dia-a-dia e focarem no que realmente importa: um relacionamento com Deus.

Princípios da Oração – Charles Finney

Uma ótima opção para jovens que querem começar no mundo da leitura.

Este livro é curto, objetivo e de fácil assimilação. Mas ao mesmo tempo consegue ser profundo num assunto fundamental para todo discípulo: A oração.

Finney foi o principal nome no grande avivamento de 1857 a 1858 que espalhou-se por dez mil cidades e municípios, resultando na conversão de pelo menos um milhão de pessoas. Somente entre janeiro e abril de 1858, cem mil pessoas foram salvas nestas reuniões de oração ao meio-dia.

Este livro nos mostra e incentiva a viver uma vida de oração através de um estudo de 40 dias.

São relatos simples e sem muita profundidade técnica sobre oração, mas vinda de uma pessoa com tamanha autoridade sobre o assunto, se torna um excelente guia.

Uma Vida Com Propósitos – Rick Warren

livro evangélico - adolescentes e jovens

Não é raro vermos jovens que ligam o modo automático e acabam frequentando igrejas por tanto tempo e sequer param e se fazem perguntas como: Eu realmente sou convertido? Quais são os pilares da minha fé? O que Jesus significa para mim?

Todo jovem deveria refletir sobre a sua conversão. E é por isso que Uma vida como propósitos é uma leitura indispensável. O livro, de uma forma diferente, explica os fundamentos da vida com Cristo. Mais do que isso, nos leva a refletir sobre a nossa vida com Deus.

O Uma Vida Com Propósitos em pouco tempo se tornou um clássico por responder à grande pergunta da humanidade com sabedoria e graça.

O livro conta uma jornada de 40 dias que nos mostra propósito de Deus para o homem. Com muita simplicidade, a obra nos leva á uma compreensão mais ampla de como se encaixam todas as peças da existência.

Não sei quais foram as intenções de Warren ao escrever este livro, mas os anos de sua publicação nos mostram o quanto pessoas não cristãs leram e foram tocados por sua escrita.

Intencionalmente ou não, Warren criou uma poderosa ferramenta de evangelismo na última década, entrando para a lista dos melhores livros cristãos do século.

Desconecte-Se – Richarde Guerra

Não poderia faltar na nossa lista uma reflexão daquilo que mais rouba tempo dos Jovens: A internet.

Não estou dizendo aqui que estar conectado é algo necessariamente ruim, mas é nítido como as redes sociais e internet em geral, se não bem cuidada, acaba sendo o fator que mais rouba o nosso tempo.

As pesquisas a respeito do assunto são preocupantes e infelizmente jovens cristãos não são alheios a isso. Sem contar a negligência com a leitura da Bíblia e a comunhão com Deus e os irmãos de fé.

Desconecte-se é uma nova maneira de pensar a respeito de tudo isso e voltar as origens da igreja saudável: Uma vida em comunidade com graça na atitude, grandeza de caráter, generosidade com o próximo, guiado pelo Espírito Santo e a tendo a glória de Deus como o objetivo maior.

Lutando Contra a Incredulidade – John Piper

Simplesmente esclarecedor!

John Piper é um dos autores mais respeitados em nosso tempo e tudo isso devido á uma linguagem muito clara.

Lutando contra incredulidade, Piper nos ensina como ter alegria e vitória do evangelho, além de nos inspirar com sua história de vida, muitas vezes relatadas aqui. Ele nos conta como foi o seu início de vida com Deus e suas dificuldades na caminhada que o levaram a ser um grande homem de Deus.

Este livros acaba sendo perfeito para jovens. O ceticismo perante à palavra de Deus não é exclusividade dessa faixa etária mas não podemos negar que os jovens são os maiores críticos da “fé”. Piper sabe exatamente como se comunicar para aqueles mais novos e trabalha o tema com muita clareza.

Outra leitura não muito extensa (176 páginas) e que certamente abençoará os leitores.

O Peregrino – John Bunyan

A ficção é um gênero literário que tem muito apelo com os jovens. Através dela, é possível exemplificar temas complexos e trazer simplicidade à ensinamentos bíblicos mais difíceis.

O livro é um conto cheio de emoção e suspense. Bunyan relata a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância. Passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Surge em cada encruzilhada um novo desafio que ameaça sua chegada ao destino final.

Como podemos perceber, é uma mescla-se de simbolismo e fundamentos da fé cristã. É a maior obra ficcional da história do cristianismo.

Não Jogue Sua Vida Fora – John Piper

Nada pior do que chegar ao fim da vida e nos arrependermos das nossas escolhas.

Se você é jovem, saiba que o tempo é o seu bem mais precioso. Não desperdice com coisas que não são eternas.

Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.

II Coríntios 4:18

Esse livro o desafia a viver e morrer gloriando-se na cruz de Cristo e fazendo da glória de Deus sua paixão singular. Viver é Cristo e o morrer é lucro.

Mais uma obra indispensável do John Piper.

Heróis da Fé – Orlando Boyer

melhor livro critão para jovens

O Jovem têm em sua essência a busca por referências. É uma fase da vida que necessitamos de pessoas de quem podemos nos espelhar. Isso vale para qualquer área da vida humana.

Neste sentido, nada mais inspirador do que Heróis da Fé, um clássico escrito em 1996.

Boyer compilou a história de 20 homens que literalmente deram a sua vida para que o evangelho fosse pregado na sua plenitude. Pode-se destacar que um dos principais fatores para o grande êxito está intrinsecamente ligado ao fato de que eles não se conformaram com uma vida mediana, mas buscaram viver a plenitude da bênção do evangelho em Cristo, entregando-se completamente.

Se já não bastasse tudo isso, ainda é um dos melhores livros para iniciarmos no entendimento da história da Igreja.


Iae, você achou que faltou algum livro para entrar na nossa lista? Deixe nos comentários o que você acha!

E nunca se esqueça, a Bíblia é a fonte inesgotável de sabedoria e vida! Leia e a releia sempre!

Espero que esta lista do melhores livros cristãos para jovens abençoe a tua vida e te faça se aproximar do autor da vida, Jesus Cristo!


Compartilhe!

Deixe um comentário