A alegria e o prazer que tenho em escrever sobre os melhores livros cristãos da história, se contrastam com o peso pela grande responsabilidade que isso possui. Certamente a Bíblia é suficiente e a fonte inesgotável de vida para a nossa alma (Salmos 119:105) mas creio que podemos aprender e sermos transformado à medida que temos clareza das verdades das escrituras espelhadas em homens que ao longo da história tiveram uma vida de intimidade com Deus.

Os livros aqui listados tiveram um profundo impacto sobre a minha vida. Muitos deles me trouxeram uma sede e inspiração para buscar mais a esse Deus tão amoroso.

Apesar disso, a lista aqui não se resume à opinião pessoal do autor do post. Foi feito um trabalho de pesquisa para entender os livros que mais impactaram a vida dos cristãos ao longo da história e que serviram como material de apoio e exemplo para uma vida na presença de Deus.

10 – Princípios da Oração – Charles Finney

melhores livros evangélicos

Finney foi o principal nome no grande avivamento de 1857 a 1858 que espalhou-se por dez mil cidades e municípios, resultando na conversão de pelo menos um milhão de pessoas. Somente entre janeiro e abril de 1858, cem mil pessoas foram salvas nestas reuniões de oração ao meio-dia.

Este livro nos mostra e incentiva a viver uma vida de oração através de um estudo de 40 dias.

São relatos simples e sem muita profundidade técnica sobre oração, mas vinda de uma pessoa com tamanha autoridade sobre o assunto, se torna um excelente guia.

9 – Confissões – Agostinho

C.S Lewis afirmava que é importante em algum momento da nossas vidas mesclarmos leitura contemporânea com livros chamados “clássicos”.

Em 9º lugar recomendamos uma obra-prima escrita em 400 d.C e por um homem bem próximo á igreja primitiva.

Com unhas e dentes, Agostinho lutou para que o evangelho fosse passa a diante de forma verdadeira.

Agostinho em Confissões relata o seu processo de conversão à fé cristã, e o seu encontro pessoal com Deus. O relato é de uma sinceridade profunda, em que o autor, sempre com sua escrita sofisticada e poética, relata o descobrimento da vida, em Cristo, e o abandono da morte nos esquemas e tramas do pecado, e em sistemas filosóficos.

8 – Peso de Glória – C.S Lewis

180 páginas que parecem 700. Esta é a definição perfeita para o importantíssimo Peso de Glória.

Não porquê é um livro ruim, muito pelo contrário. Isso tudo devido á tamanha densidade do assunto aqui abordado. Não é uma leitura de fácil entendimento mas merece o esforço.

A forma como mostra e nos lembra que tudo vem e resulta de Deus é incrível, aborda também relações humanas, e como isso tem sido mudado ao decorrer do tempo.

Esse livro é sobre eternidade e como devemos nos portar diante dela. Suas reflexões a respeito da recompensa divina no Céu é emocionante.

7 – Por Que Tarda o Pleno Avivamento? – Leonard Ravenhill

Esse é um livro impactante. Confesso que suas palavras fortes e diretas me fizeram repensar constantemente o que eu tenho feito com minha vida cristã e onde está o meu amor por Deus e pelas pessoas.

O autor aborda com muita clareza e propriedade o tema avivamento, que constantemente é falado no meio cristão, porém de uma forma superficial. O real avivamento bíblico vem somente com a oração e busca constante por Deus.

Cada um dos pequenos capítulos serão como uma faca que perfura seu coração e sua alma. Tudo isso é necessário pra nos lembrar que temos um coração de carne e não de pedra.

6 – Evangelho do Reino – George Ladd

livro cristianismo

Considero George Eldon Ladd é um dos melhores teólogos de todos os tempos.

Em O Evangelho do Reino, Ladd faz um estudo profundo sobre o que Jesus chama de “Mistério do Reino“, trazendo a relação de Israel e a igreja explicada de forma muito acessível.

Para aqueles que desejam um entendimento maior sobre o fim dos tempos, é recomendadíssimo. No ultimo capitulo, intitulado “Quando virá o Reino” somos tocados com tamanha misericórdia e amor por parte do Senhor.

Poucos livros tiveram tanto impacto em mim quanto esse.

5 – Uma Vida Com Propósitos – Rick Warren

O Uma Vida Com Propósitos em pouco tempo se tornou um clássico por responder à grande pergunta da humanidade com sabedoria e graça.

O livro conta uma jornada de 40 dias que nos mostra propósito de Deus para o homem. Com muita simplicidade, a obra nos leva á uma compreensão mais ampla de como se encaixam todas as peças da existência.

Não sei quais foram as intenções de Warren ao escrever este livro, mas os anos de sua publicação nos mostram o quanto pessoas não cristãs leram e foram tocados por sua escrita.

Intencionalmente ou não, Warren criou uma poderosa ferramenta de evangelismo na última década, entrando para a lista dos melhores livros cristãos do século.

4 – O Peregrino – John Bunyan

Escrito no século 17, o peregrino se tornou tão popular em sua época que até hoje é um dos livros cristãos mais vendidos.

O livro é um conto cheio de emoção e suspense. Bunyan relata a viagem de Cristão, um peregrino espiritualmente abatido que viaja rumo à Cidade Celestial. No decorrer da aventura, ele se encontra com personagens de carne e osso, mas que possuem nomes alegóricos, tais como Evangelista, Adulação, Malícia, Apoliom e Vigilância. Passa por lugares sombrios e medonhos, como o Desfiladeiro do Desespero, o Pântano da Desconfiança, a Feira das Vaidades e o Rio da Morte. Surge em cada encruzilhada um novo desafio que ameaça sua chegada ao destino final.

Como podemos perceber, é uma mescla-se de simbolismo e fundamentos da fé cristã. É a maior obra ficcional da história do cristianismo.

3 – A Vida Crucificada – A W Tozer

Como viver uma vida para Cristo? Aonde se encaixa o sacrifício de Cristo na minha vida? Perguntas assim rondam nossas vidas.

A.W. Tozer tenta passar ao leitor, como viver essa vida com Cristo.

A santidade é um processo árduo que consiste em tomar a nossa cruz, e nessa obra o autor nos ensina a como fazermos isso diariamente. Um livro que, se você fizer suas meditações nele, edificará a sua alma. Uma das melhores leituras que eu já fiz na minha vida.

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.”

(Gálatas 2.20)

2 – Heróis da Fé – Orlando Boyer

“Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo”

Esse é o subtítulo do livro.

Somente por isso podemos ter ideia da grandiosidade dessa obra.

Boyer, um cidadão americano nascido no século 19, compilou a história de 20 homens que literalmente deram a sua vida para que o evangelho fosse pregado na sua plenitude. Pode-se destacar que um dos principais fatores para o grande êxito está intrinsecamente ligado ao fato de que eles não se conformaram com uma vida mediana, mas buscaram viver a plenitude da bênção do evangelho em Cristo, entregando-se completamente.

Não apenas um livro, Heróis da Fé é um dos maiores meios de inspiração para os dias atuais.

Se já não bastasse tudo isso, ainda é um dos melhores livros para iniciarmos no entendimento da história da Igreja.

1 – Cristianismo Puro e Simples – C.S Lewis

melhor livro cristão

Apesar de ser um livro relativamente novo (1952), em pouco tempo conquistou um lugar muito especial na vida das pessoas que buscaram Cristo ao longo da história.

Há praticamente unanimidade entre os líderes da igreja que esta obra é uma das maiores literaturas de todos os tempos.

Esse livro não foi direcionado especificamente para o público cristão. Com sua genialidade, ele conseguiu trazer um material que serve como uma espécie de defesa da fé cristã e porta de entrada para a vida e obra de Jesus.

Mas engana-se quem pensa que por se tratar de pontos fundamentalistas do cristianismo, ele é um livro básico. Lewis, como poucos, consegue tratar de assuntos profundos com uma simplicidade ímpar. A forma como o evangelho é apresentado aqui é absurdamente claro e preciso. Usando analogias bastante inteligentes, ele nos explica coisas que seriam difíceis apenas com meras palavras. Ele nos faz compreender a essência por trás disso.

Glória a Deus pela vida e obra do nosso irmão Clive Staples Lewis.

(Para aqueles que gostam de colecionar livros, a editora Thomas Nelson Brasil lançou uma coleção de Lewis com capa dura e um visual muito bonito).


Iae, você achou que faltou algum livro para entrar na nossa lista? Deixe nos comentários o que você acha!

E nunca se esqueça, a Bíblia é a fonte inesgotável de sabedoria e vida! Leia e a releia sempre!

Espero que esta lista do melhores livros cristãos abençoe a tua vida e te faça se aproximar do autor da vida, Jesus Cristo!


Compartilhe!

Deixe uma resposta