Como saber se eu blasfemei contra o espirito santo?

Como saber se eu blasfemei contra o espirito santo?

“Eu asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Marcos 3:28-29

O texto acima é muito claro com relação ao que seria o pecado que não possui perdão. Por causa disso, muitos se preocupam se realmente blasfemaram contra o Espírito Santo e assim sentenciaram a sua vida longe do reino de Deus e da eternidade. Será o que o pecado que cometi me levará a perder a salvação? Vamos juntos entender o que seria esse pecado imperdoável.

O que é blasfêmia?

Precisamos primeiro entender o que significa o ato de blasfemar.

Em resumo, Blasfêmia é a difamação do nome de Deus. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de orar, ou falar de assuntos sagrados sem reverência. Às vezes a palavra blasfémia é usada para significar qualquer insulto religioso.

A blasfêmia contra o Espírito Santo

Vamos então estudar o texto acima, de Marcos 3:28 e ver o contexto que a fala de Jesus se enquadra.

Primeira coisa a se observar é que Jesus não usou o nome de Deus ou sequer seu próprio nome para associar à um insulto imperdoável. Ele usou o nome do Espírito Santo, e isso tem um propósito.

Mas antes de explicarmos isso, vamos contextualizar o texto que lemos acima.

Os fariseus tinham acusado Jesus de expulsar demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. Jesus lhes explicou que isso não fazia sentido, pois Satanás não trabalha contra si mesmo. Jesus também avisou que só há dois lados: quem não está com ele está contra ele (Mateus 12:30-31). Depois ele afirma que todo o pecado, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo, seria perdoado.

A função do Espírito Santo

O Espírito Santo aponta para Cristo! Se o Filho veio para glorificar o Pai, o Espírito vem para glorificar o Filho.

Através dEle também recebemos os dons espirituais, distribuídos a cada membro da igreja como lhe agrada (Romanos 12.6-8). É função o Espírito a distribuição conforme a sua vontade e de acordo com o ministério que cada pessoa exercerá.

Apesar de ser o Espírito Santo que faz milagres, sinais e distribui dons por meio dos seus discípulos, vemos que a ênfase do seu ministério não é essa.

A função do Espírito Santo é convencer do Pecado, da Justiça e do Juízo e nos levar ao arrependimento. Guarde bem essa palavra pois ela é fundamental para o nosso entendimento.

Para ser salvo, a pessoa precisa se arrepender dos seus pecados (João 16:7-8; Atos 3:19-20)

Por isso Jesus utiliza a figura do Espírito Santo para nos explicar o único ato de não teria perdão, pois somente através dEle é que nos recebemos a comunhão com Cristo. Todo aquele que não crê na obra do consolador não é digno de se achegar ao Pai e ao Filho.

Quem blasfema contra o Espírito Santo não pode ser perdoado porque rejeita a convicção do Espírito e o arrependimento. Rejeitar o arrependimento é blasfêmia porque insulta Deus, que deu tudo para trazer a salvação e a libertação do pecado.

Como saber se eu blasfemei contra o Espirito Santo?

Entendendo o que realmente é a blasfêmia, chegamos ao ponto de grande alegria para o nosso coração!

Sim, isso mesmo, tenha alegria nessa hora pois se você pesquisou por este assunto e realmente está preocupado com sua vida com Cristo, a resposta para a pergunta acima é NÃO!

Se você já sentiu mal por um possível insulto contra o Espírito de Deus é porque está arrependido genuinamente, dando provas que já recebeu o Espírito Santo.

Apostasia

Portanto uma pessoa que blasfema contra Deus, não sente um desejo de arrependimento, nem qualquer preocupação com suas atitudes. A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma rejeição contínua contra Deus.

Os apóstolos de Jesus usaram o termo apostasia para classificar a conduta dos fariseus, no texto de Marcos que lemos acima. Apostatar é abandonar a fé que alguns diziam ter, mas que na verdade nunca tiveram. Os fariseus eram indivíduos que aparentemente conheciam a Deus, mas negavam Jesus como Messias. No fundo, nunca tiveram comunhão com Deus.

Ou seja, não é um ato isolado e sim uma vida sem qualquer apreço para as coisas que agradam o coração de Deus.

Jesus não rejeita quem O busca. Pelo contrário, temos vida, e vida em abundância!

“Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”

João 6:37

Reflita sobre sua vida com Deus

É claro que isto não nos pode trazer frutos ruins, saber que somos salvos e de que não cometemos o pecado imperdoável, terá que nos levar á uma vida de cada vez mais intimidade com Deus.

É por isso que recomendamos alguns exercícios diários para fazermos no momento da oração:

  • Estou convicto da obra através do Espírito Santo?
    Como já vimos, alguém que já entregou sua vida a Jesus, nunca cometerá o pecado imperdoável, visto que nele habita o Espírito Santo (1 Coríntios 6:19). Mas é muito importante nos “desenvolvermos a nossa salvação” como mencionado por Paulo à igreja em Filipos (Filipenses 2:12-13).
  • Estou arrependido dos pecados que cometi? Assim como ensinado na oração “Pai nosso”, devemos sempre sondar o nosso coração e ver se não há algo oculto que desagrade o coração de Deus.

Amigo leitor, tenha a alegria neste momento. A salvação da tua alma está mais perto. Jesus te chama para uma vida de abundância, recebendo mais alegria e paz, do que jamais teria imaginado que poderia receber.

Esperamos ter te ajudado a esclarecer o tema “como saber se blasfemei contra o Espirito Santo” segundo a única fonte de vida eterna: A palavra de Deus!

Se tiver alguma dúvida de como se aproximar de Deus, ou simplesmente se quiser conversar, no envie um e-mail para contato@deuseterno.com ou entre em contato pelo formulário. Teremos o prazer de te ajudar.

Que Deus abençoe a tua vida!

9 comentários em “Como saber se eu blasfemei contra o espirito santo?

  1. Quero que me auxilie numa questão, hoje entrei em uma rede social, depois de usar um tempo… Passei por um vídeo, mais fiquei com receio de ver porque achei e pensei que era algo do mal, e que iria blasfemar contra o espírito santo… Daí decidir passar e não vê-lo, depôs voltei e vir que não era nada daquilo que pensei… E me arrependo de ter pensado aquilo.

    Quero saber se eu cometir esse pecado ou não ?

  2. Paz do Senhor.

    Estou sem palavras pelo esclarecimento que tive, muito grato a pessoa do Espírada por Espírito Santo a nos esclarecer de forma clara e objetiva nossas dúvidas que o Senhor te abençoe grandiosamente.

    Cheiro , fica na paz.

  3. eu vou chorar, eu tenho 12 anos e comecei meu caminho espiritual há alguns meses, eu pensei que havia cometido blasfemia contra o espirito santo e passei 2 noites chorando, muito obrigada a quem criou isso 🙁 💕💕

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.