Frustração na bíblia – O que a palavra de Deus fala a respeito?

frustração na bíblia

Não há pessoa que nunca tenha se sentido frustrado ou decepcionado. E para um Cristão, em muitos casos, é comum o sentimento de que foi abandonado por Deus.

A frustração e o sofrimento são inevitáveis na nossa vida. O próprio Jesus disse “…Neste mundo vocês terão aflições…” (João 16:33).

A boa notícia é que Deus é bom o tempo todo. Ele não ignora as nossas dores. Vamos entender o que a palavra de Deus tem a nos dizer a respeito da nossas frustrações, e principalmente, como Deus se mantêm fiel diante das nossas dores.

O que é frustração?

Primeiramente precisamos entender o que é frustração de um modo geral.

frustração é um sentimento associado a uma sensação de impotência e de desânimo, que ocorre quando algo que era esperado não acontece. Quando colocamos expectativas em algo ou alguém, e esse sentimento simplesmente não se confirma, percebemos o quão prejudicial pode ser uma frustração.

A frustração pode alcançar níveis preocupantes e nos levar a situações como a depressão, em casos mais graves.

Desde cedo, temos a ideia de que se dermos o nosso melhor, se fizermos as coisas bem-feitas, então tudo ocorrerá bem e teremos a recompensa (expectativa alcançada) do nosso esforço. Porém na prática nem sempre funciona como imaginamos.

Podemos nos frustrar com amigos, esposa, filhos, e até mesmo com Deus. Se tratando do nosso relacionamento com Deus, quando algo foge do nosso controle e nos fere, muitas vezes fazemos a pergunta: Porquê Deus permitiu isso?

A frustração de Moisés

O assunto sofrimento/frustração é amplamente mencionado nas escrituras e temos vários relatos de homens que passaram por este período doloroso em suas vidas e tiveram seu consolo. Vejamos um caso bastante conhecido:

Moisés ficou ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu sobre as Tábuas de pedra as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.

Êxodo 34:28

Como nós sabemos, Moisés foi escolhido por Deus para liderar o seu povo na saída do Egito. Passado algum tempo, Deus resolve falar com Moisés no monte Sinai, ficando ali durante 40 dias na presença do Senhor buscando a vontade para o seu povo. Durante esse período ficou sem comer e beber. Fico imaginando a dificuldade e desafios durante esse longo período de privação de qualquer alimento. Moisés certamente se esforçou para agradar a Deus e buscar Sua vontade.

Porém, após longos 40 dias, Moisés desce junto ao seu povo trazendo as tábuas com os dez mandamentos, talvez suas expectativas estavam grandes, afinal, seu povo tinha uma direção clara de como adorar ao seus Deus. Mas ao descer do monte, uma nova frustração estava em seu caminho: O povo resolveu agir por conta própria. Um novo (e falso) Deus foi criado. A luta estava apenas começando.

Cristo retira de nosso coração toda frustração

É frustrante para cada um de nós quando tentamos fazer alguma coisa, quando investimos o melhor de nós em algum projeto ou situação, mas não conseguimos nada, não alcançamos nada. Essa sensação de impotência, de estar dando murro em ponta de faca, é algo que todos já sentimos. Mas aí, no meio do nosso desânimo, lembramos de uma verdade poderosa: Cristo está conosco em cada passo, em cada frustração.

Talvez isso já bastasse para nos fazermos sentirmos melhor, afinal, o Rei dos Reis prometeu que estaria conosco o tempo todo. Mas aí vem algo igualmente poderoso: Ele enfrentou as piores dores que esse mundo já viu. Sofreu rejeições, traições e até mesmo a morte na cruz, e por isso entende cada uma das nossas frustrações. Ele não somente está conosco como sabe exatamente que estamos passando.

Lembra daquela vez que você se sentiu tão desamparado, sem saber para onde ir? Jesus estava lá. E naquelas pequenas vitórias, aquelas pequenas alegrias que surgiram no meio da luta? Ele também estava lá, celebrando conosco. É essa presença constante que traz um conforto que ninguém mais pode oferecer.

Como vencer a frustração?

A Palavra de Deus é infalível. Nela vemos a vontade de Deus para seu povo e, dentre tantos ensinamentos, palavras de conforto para o nosso coração. A experiencia de Moisés nos diz muito a respeito do Deus amoroso das escrituras. Não há nada mais confortante para um coração frustrado e desanimado do que ouvir as promessas do Senhor.

O Alto e Sublime, que vive na eternidade, o Santo diz: “Habito nos lugares altos e santos, e também com os de espírito oprimido e humilde. Dou novo ânimo aos abatidos e coragem aos de coração arrependido

Isaías 57:15

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso

Mateus 11:28

1. Busque entender de Deus o que Ele quer com a situação

Então, o que fazemos com nossas frustrações? A primeira coisa é levar tudo a Ele em oração. Falar abertamente, como a um amigo, desabafar, chorar se for preciso. Ele nos ouve com amor e compaixão. Depois, olhamos para as Escrituras. Ali encontramos histórias de pessoas como nós, que se sentiram frustradas, mas que encontraram esperança e força em Deus.

Mas sabe o que é mais incrível? Às vezes, é justamente através das nossas frustrações que Deus trabalha em nossas vidas. Ele usa esses momentos para nos moldar, para nos ensinar, para nos aproximar Dele. E, quando olhamos para trás, percebemos que esses momentos difíceis foram essenciais para o nosso crescimento.

2. Siga em frente

Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3:13,14

A apostolo Paulo teve uma vida extremamente fora dos caminhos de Deus antes de conhecer a Cristo. Ele entendeu que Jesus pagou o preço dos seus pecado e seguia em frente, olhando para o autor e consumador da fé.

Ele experimentou prisões, açoites, ameaças de morte, naufrágios, perigos de ladrões, perigos de seus próprios compatriotas e dos gentios, fome, sede, frio e nudez. Além disso, Paulo lidou com oposição interna de falsos irmãos e enfrentou ansiedades pelas igrejas que ele fundou. Tudo isso não o fizeram tirar os olhos daquilo que realmente importa: A Eternidade!

3. Alegre-se! Pois os planos de Deus não podem ser frustados

“Sei que podes fazer todas as coisas;

nenhum dos teus planos

pode ser frustrado.

Jó 42:2

Jó talvez tenha sido o homem de maior sofrimento relatado nas escrituras. Perda dos filhos, do seus bens materiais, da sua saúde são alguns itens da vasta lista de sofrimento de Jó. O que leva um homem em meio a tudo isso a glorificar a Deus? Ele sabia que os planos de Deus são maiores e melhores que os nossos.

Quando estamos no meio do deserto, é muito difícil enxergar o fim dele. O Homem busca na lógica achar soluções para por um fim no sofrimento. Mas não é assim como o Homem de Deus. Pela fé, o mesmo Moisés que vimos acima, passou um vida aos pés de Deus. E acho Nele descanso para sua alma.

Pela fé, a nossa visão não se resume ao que vemos, mas ao que cremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.