Afinal, O que é blasfêmia contra o Espírito Santo?

o que é blasfêmia contra o espírito santo

Há uma preocupação muito grande acerca do que seria o pecado sem perdão. Sim, esta é a forma que a bíblia classifica o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo.

Apesar de parecer simples a interpretação, precisamos entender de forma clara o que o texto de Mateus e Marcos nos diz sobre o que este pecado imperdoável.

O que é blasfêmia?

Precisamos primeiro entender o que significa o ato de blasfemar.

Em resumo, Blasfêmia é a difamação do nome de Deus. Isto pode incluir o uso de nomes sagrados em expressões vulgares ou imprecações, sem a intenção de orar, ou falar de assuntos sagrados sem reverência. Às vezes a palavra blasfémia é usada para significar qualquer insulto religioso.

A blasfêmia contra o Espírito Santo

“Eu asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

Marcos 3:28-29

Aqui que começa um dos pontos mais interessantes desse texto: Jesus não usou o nome de Deus e sequer seu nome para associar à um insulto imperdoável. Isso tem um propósito.

Mas antes de explicarmos isso, vamos contextualizar o texto que lemos acima.

Os fariseus tinham acusado Jesus de expulsar demônios pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios. Jesus lhes explicou que isso não fazia sentido, pois Satanás não trabalha contra si mesmo. Jesus também avisou que só há dois lados: quem não está com ele está contra ele (Mateus 12:30-31). Depois ele afirma que todo o pecado, exceto a blasfêmia contra o Espírito Santo, seria perdoado.

A função do Espírito Santo

O Espírito Santo aponta para Cristo! Se o Filho veio para glorificar o Pai, o Espírito vem para glorificar o Filho.

Através dEle também recebemos os dons espirituais, distribuídos a cada membro da igreja como lhe agrada (Romanos 12.6-8). É função o Espírito a distribuição conforme a sua vontade e de acordo com o ministério que cada pessoa exercerá.

Apesar de ser o Espírito Santo que faz milagres, sinais e distribui dons por meio dos seus discípulos, vemos que a ênfase do seu ministério não é essa.

A função do Espírito Santo é convencer do Pecado, da Justiça e do Juízo e nos levar ao arrependimento. Guarde bem essa palavra pois ela é fundamental para o nosso entendimento.

Para ser salvo, a pessoa precisa se arrepender dos seus pecados (João 16:7-8; Atos 3:19-20)

Por isso Jesus utiliza a figura do Espírito Santo para nos explicar o único ato de não teria perdão, pois somente através dEle é que nos recebemos a comunhão com Cristo. Todo aquele que não crê na obra do consolador não é digno de se achegar ao Pai e ao Filho.

Quem blasfema contra o Espírito Santo não pode ser perdoado porque rejeita a convicção do Espírito e o arrependimento. Rejeitar o arrependimento é blasfêmia porque insulta Deus, que deu tudo para trazer a salvação e a libertação do pecado.

Eu cometi blasfêmia contra o Espírito Santo?

Chegamos ao ponto de grande alegria para o nosso coração!

Se você pesquisou por este assunto e realmente está preocupado com sua vida com Cristo, a resposta para a pergunta acima é NÃO!

Se você já sentiu mal por um possível insulto contra o Espírito de Deus é porque está arrependido genuinamente, dando provas que já recebeu o Espírito Santo.

Apostasia

Portanto uma pessoa que blasfema contra Deus, não sente um desejo de arrependimento, nem qualquer preocupação com suas atitudes. A blasfêmia contra o Espírito Santo é uma rejeição contínua contra Deus.

Os apóstolos de Jesus usaram o termo apostasia para classificar a conduta dos fariseus, no texto de Marcos que lemos acima. Apostatar é abandonar a fé que alguns diziam ter, mas que na verdade nunca tiveram. Os fariseus eram indivíduos que aparentemente conheciam a Deus, mas negavam Jesus como Messias. No fundo, nunca tiveram comunhão com Deus.

Ou seja, não é um ato isolado e sim uma vida sem qualquer apreço para as coisas que agradam o coração de Deus.

Jesus não rejeita quem O busca. Pelo contrário, temos vida, e vida em abundância!

“Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei.”

João 6:37

Amigo leitor, tenha a alegria neste momento. A salvação da tua alma está mais perto. Jesus te chama para uma vida de abundância, recebendo mais alegria e paz, do que jamais teria imaginado que poderia receber.

Esperamos ter te ajudado a esclarecer o que a blasfêmia contra o Espírito Santo segundo a única fonte de vida eterna: A palavra de Deus!

Se tiver alguma dúvida de como se aproximar de Deus, ou simplesmente se quiser conversar, no envie um e-mail para contato@deuseterno.com ou entre em contato pelo formulário. Teremos o prazer de te ajudar.

Que Deus abençoe a tua vida!

COMPARTILHE!

3 comentários em “Afinal, O que é blasfêmia contra o Espírito Santo?

    1. Se o perdão for verdadeiramente sim porque Jesus perdoa todos os pecados meu bem,ele tem esse poder se jogar os nossos pecados no mar do esquecimento,porém se a pessoa quiser ser perdoada ela tem que querer,dessa forma ela alcançara misericórdia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.